Publicado por: Lohran Anguera Lima | 08/12/2010

SURFER Poll Awards 2010

Este artigo foi publicado no Site Waves.

O Prêmio FLUIR é, reconhecidamente, o Oscar do surf brasileiro. Mas, alguns podem se perguntar: qual é, então, o Oscar, propriamente dito, do surf? Ou seja, qual é o maior evento de premiação do surf mundial? A resposta vem sido dada, há alguns anos, pela maior e mais influente revista de surf do mundo, a SURFER Magazine: é o SURFER Poll Awards.

O SURFER Poll Awards – evento de frequência anual –, além de premiar os melhores do ano em diversas categorias, reúne as maiores celebridades do surf em uma noite de gala. A edição de 2010 do evento em questão aconteceu no dia 6 de dezembro deste ano, no Turtle Bay Hilton, hotel localizado no North Shore, ilha de Oahu, Hawaii. Aproximadamente, 700 pessoas estavam presentes na cerimônia, a qual fora dedicada à memória de Andy Irons (1978-2010).

À memória de Andy Irons (1978-2010). Foto: arquivo pessoal.

Duas foram as novidades trazidas pela SURFER para o SURFER Poll Awards 2010: primeiro, o evento, o qual sempre era realizado em Anaheim (Califórnia), foi transferido, para a alegria da maioria dos presentes, para o Hawaii (afinal, a maior parte do mundo do surf está no Hawaii para a temporada havaiana; a reclamação de muitos era ter de viajar até a Califórnia por causa da premiação; pela primeira vez, o evento teve a sua localidade alterada); segundo, a premiação foi transmitida, ao vivo, via internet (belíssima transmissão – desde a qualidade da imagem e do som até o compromisso com a pontualidade cronológica –, começando às 3:00h e terminando perto das 7:00h, horário de Brasília). Sal Masekela e Frederick Patacchia, ambos com boas desenvoltura e naturalidade, foram os apresentadores da noite.

A bandeira brasileira estava representada pela magnífica e simpática big rider Maya Gabeira, a qual apresentou o primeiro prêmio da noite (Heavy Water). Além dela, Jádson André também participou ao concorrer na categoria Breakthrough Performer; infelizmente, porém com justiça, não conseguiu faturar o prêmio.

Saxon Boucher, Maya Gabeira e Mark Healy. Foto: arquivo pessoal.

Andy Irons, sem dúvida alguma, foi o mais lembrado da noite. A SURFER preparou, em homenagem ao havaiano, um emocionante vídeo, exibido no momento em que seu nome fora anunciado como o 6º melhor surfista do ano (votação realizada pelos leitores da revista). O clímax da noite aconteceu quando Bruce Irons, seu irmão, subiu ao palco para receber o prêmio e emocionou-se ao falar sobre Andy. Além disso, Andy venceu, com extrema justiça, a categoria Best Barrel após ter surfado um tubo muito extenso de backside no filme High-5.

Modern Collective foi eleito o melhor filme do ano, batendo outros como High-5, Who is J.O.B., Scratching the Surface e Seen Unseen. Kelly Slater e Stephanie Gilmore, ambos campeões mundiais em 2010, foram eleitos, obviamente, os melhores surfistas do ano.

Kelly Slater, o número 1. Foto: Ellis.

Stephanie Gilmore, a número 1. Foto: Ellis.

Melhores surfistas masculinos:                         Melhores surfistas femininas:

1. Kelly Slater                                                1. Stephanie Gilmore

2. Dane Reynolds                                           2. Carissa Moore

3. Jordy Smith                                                3. Coco Ho

Confira a relação das outras categorias e dos seus respectivos vencedores: Heavy Water – Jamie O’Brien; Best CinematographyCastles in The Sky (Taylor Steele); Worst Wipeout – Derek Dunfee; Best Maneuver – Jordy Smith; Best Performance in a Surf Film – Jamie O’Brien; Digital Short FilmDark Side of the Lens, de Allan Wilson & Mickey Smith; Breakthrough Performer – Craig Anderson; Best Barrel – Andy Irons; Agent of ChangeMauli Ola Foundation; Best DocumentarySea of Darkness; Movie of the YearModern Collective.

E assim foi a noite do SURFER Poll Awards 2010: Kelly Slater, sorridente, com todos os flashes dos fotógrafos; e Andy Irons, em silêncio, com todas as lágrimas do público.

Muito obrigado a todos,

Lohran Anguera Lima.


Responses

  1. evento realmente impressionante
    tanto pelo lado emocionante com as homenagens ao eterno andy
    quanto pela premiação, que já se tornou no mínimo cansativa, ao ‘Monster’ Slater, dez vezes campeão mundial.
    parabéns ao evento, parabéns pelo post.

  2. […] a transmissão, ao vivo, via internet, de toda a cerimônia de premiação (novidade empregada no SURFER Poll Awards 2010 – premiação realizada pela revista americana […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias