Publicado por: Lohran Anguera Lima | 12/01/2011

Chris Burkard, o fabricante de sonhos

24 anos. Pergunto-me, até agora, como? Como um fotógrafo de apenas 24 anos consegue ser tão sensível e tão capaz? Acredito já ser tempo de parar com esses questionamentos: Chris Burkard não merece qualquer resposta negativa a qual possa surgir, afinal, desde que soube do seu nome, há exatos 3 dias, tenho me deparado com as mais magistrais, exímias e inspiradoras fotos de surf com as quais já tive contato.

Chris Burkard é americano e, por morar em San Luis Obispo, na Califórnia, possui um sentimento especial pela sua costa. Não à toa, juntou-se ao surfista Eric Soderquist com o fito de realizar o projeto o qual é sonho de muitos surfistas mundo afora: percorrer toda a costa californiana, a bordo de uma Kombi, com início no sul de Oregon e término na fronteira com o México. A aventura rendeu-lhe um livro, com mais de 200 incríveis fotos, chamado The California Surf Project. Outro projeto bastante interessante envolvendo o Chris e a costa da Califórnia foi uma série de fotos aéreas publicada no site da revista SURFER.

Entendo que você, leitor, caso ainda não conheça o trabalho realizado por Burkard (assim como eu não conhecia há 3 dias), possa estar desconfiado da real habilidade e competência do ser em destaque neste artigo. Coloco meu nome e a reputação do Near The Ocean em julgamento, entretanto não exito em escrever: além de saber como fotografar (basta vermos a genialidade no uso da luz ambiente, fascinante!), ele sabe o que fotografar; bizarra a facilidade com a qual ele capta os nossos gostos; ele sabe, exatamente, o que o público procura e o que o público quer ver. Perco-me, por seguidos minutos, em profundos sonhos nas imagens que produz. 

Vale ressaltar, também, que o jovem aventureiro já possui uma clientela invejável: além de trabalhar para as revistas SURFER, Surfing, Transworld Surf e Stab Australia, colabora com o site Surfline e faz fotos para campanhas de marcas como a Quiksilver. E tem mais. No ano passado (31 de agosto), venceu o prêmio The Red Bull Illume 2010 Image Quest nas categorias Iluminação e Geral, concorrendo, nesta, contra 49 outras belíssimas fotos de variados esportes.

O desejo deste que vos escreve era publicar o portfólio inteiro disponível no site do Chris Burkard, mas a razão ordenou escolher duas. A primeira: vencedora do The Red Bull Illume 2010 Image Quest. A segunda: o wallpaper o qual permanecerá no meu computador por muito tempo (digo: talvez, amanhã, eu encontre uma imagem a qual me agrade mais; mas a certeza que me cabe é a de que será uma daquele fotógrafo de 24 anos o qual conheci há apenas 3 dias).

Muito obrigado a todos,

Lohran Anguera Lima.

A vencedora do The Red Bull Illume 2010 Image Quest. Foto: Chris Burkard.

México. Foto: Chris Burkard.


Deixe uma Resposta

Categorias