Publicado por: Lohran Anguera Lima | 06/09/2011

Recompensa no velho oeste

Leia também: Entrevista com Gary Linden

Recompensa no velho oeste. Arte: Fábio Perroni.

Em 1998, um dia após Carlos Burle se tornar campeão mundial de ondas grandes (na onda chamada Killers, situada na Baía de Todos os Santos, México), o mar voltou a subir, atingindo o tamanho de 50 pés. Gary Linden, renomado shaper e criador do Big Wave World Tour (BWWT), ficou três horas dentro da água sem conseguir pegar uma onda, haja vista estar com uma prancha de 10 pés e muito fina para aquele mar. Ele pensava que só conseguiria ter mais uma única oportunidade na vida para pegar aquela onda, daquele jeito e daquele tamanho, então deveria se preparar para quando a oportunidade surgisse. Retornou à Califórnia, local onde reside, e fez uma prancha “gorda, grossa, larga; era um barco, não uma prancha; era uma 10’6’’ feita de madeira balsa”, nas próprias palavras do criador.

Gary Linden usava esse seu novo brinquedo em vários swells ao redor do mundo: de Waimea Bay até Dungeons, de Todos os Santos até Newscott Reef. Inclusive, as duas melhores ondas da sua vida ele relatou terem sido pegas com o que passaria a ser um dos seus bens mais preciosos. Em 2010, durante a etapa de Newscott Reef do BWWT, Gary emprestou a 10’6’’ para Peter Mel competir. Em uma das ondas, o competidor teve a sua cordinha rompida, e a prancha de Gary se perdeu no tempestuoso mar de Oregon. Gary conta que “depois de um tempo, quando eu me dei conta de que não mais teria a minha prancha de volta, percebi que seria a coisa de que eu mais sentiria falta”. E continua: “fora a minha família e os meus amigos, essa prancha foi algo que teve mais valor para mim do que qualquer outra coisa”.

Gary Linden estava triste, resolveu, portanto, deixar de pensar na prancha e esquecê-la efetivamente. Segundo ele, “não havia mais esperança de ter ela de volta”. Gary, entretanto, havia oferecido uma recompensa, em dinheiro, a quem encontrasse e devolvesse a sua prancha. Era como se fosse uma busca por Jesse James no velho oeste americano. Procura-se vivo ou morto; oferece-se recompensa. Mas esse Jesse James media 10’6’’, era de madeira balsa e entrava nas mais desafiadoras ondas do planeta. Nove dias e muita lamentação após a prancha ter sido perdida em Newscott Reef, uma loja, na Califórnia, a qual comprava as pranchas de Gary, recebeu um telefonema: “eu achei uma prancha de madeira…”. Prontamente, o atendente da loja disse à pessoa para levar a prancha até ele, pois ele sabia de quem poderia ser. Quando a prancha chegou à loja, era exatamente a mágica 10’6’’ pela qual Gary Linden tinha tanta consideração e carinho. Gary conta que “a prancha foi encontrada a 60 milhas ao norte de Newscott Reef, em direção oposta à correnteza a qual eu imaginava que a prancha seguiria”.

Hoje, a menina dos olhos de Gary Linden está a salvo na casa do californiano. Entretanto, engana-se quem pensa que isso significa uma aposentadoria da 10’6’’. Gary garantiu-me ter consertado-a, e, nas palavras dele, “ela já está esperando o próximo swell”.

Muito obrigado a todos,

Lohran Anguera Lima.

O exato momento do reencontro. Foto: arquivo pessoal Gary Linden.


Responses

  1. Lohran,
    se Gary Linden perder a prancha novamente, eu ofereço a prancha da mesa da churrasqueira lá de casa. Só tem um probleminha, minha mesa é um pouquinho menor que a prancha do cara, mas acho que para “meia boca” dá.
    abç

  2. […] também: Recompensa no velho oeste […]

  3. […] esse tempo na revista, em apenas um momento encomendei uma arte para um texto meu. O título era “Recompensa no velho oeste” e tratava de uma história relatada a mim pelo próprio protagonista Gary Linden em busca da sua […]


Deixe uma Resposta

Categorias